Doença do Refluxo Gastro-Esofágico Comentários: Carlos Augusto Ramalho de Mello Mestre em Gastroenterologia - UFRJ Membro da F.B.G. e da SOBED Ex-estagiário do Lenox Hill Hospital - NY - USA Coordenador da Residência Médica do HFAG Autor: Rafael Aron Abitbol - Residente de Clínica Médica do HFAG - Professor Assistente de Imunologia da USS Fonte Principal: "Current Diagnosis and Treatment of Gastroesophageal Reflux" (Mayo Clinic Procedings 1994;69:867-872) Comentários A Doença de Refluxo Gastro-esofágico (DRGE), é hoje, confirmado pelas mais recentes pesquisas, a segunda maior causa de consulta especializada em Gastroenterologia e a primeira causa de encaminhamento por outros especialistas. Este fato se deve sem dúvida às condições de vida atuais, com evidentes distorções dos padrões recomendáveis de alimentação e ao estresse exagerado que ocorre frequentemente. Apenas realçar, sabemos que a gravidez e o uso de vários medicamentos são favorecedores, o uso de cateteres naso-...
No dia 21 de Outubro, 19 alunos do Programa Mais Educação das Escolas Municipais Jair de Oliveira e Rotary São Luiz, sob a Coordenação das professoras Mirna e Sônia, acompanhados da Coordenadora Geral do programa , a Professora Rovel Madureira , sua assistente , professora Inês, 4 Monitores , a professora de Geografia e supervisora do PIBID, e uma acadêmica Bolsista do subprojeto de Geografia, saíram a campo , na Semana Nacional da Pesquisa Científica, para medir juntocom os alunos o PH das nossas águas, para um banco de dados, verificando a acidez ou alcalinidade das mesmas.A visita se deu no rio Canoas e rio Canabrava, entre dez e onze horas.Os pequenos cientistas já se preparam pra contribuir com o nosso planeta no Ano Internacional de Química, em 2011. Essas atividades estão sendo coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, através do programa Mais Educação, e pela Sociedade Brasileira de Química.
Coordenados pela supervisora Tânia Carla, as acadêmicas Júnia , Brena e Raquel desenvolveram no oitavo ano 06, na Escola Municipal Dominguinhos Pereira, uma aula interativa sobre Violência Urbana, onde percebe-se que o fato vem acontecendo na maioria entre jovens, muitas vezes envolvem a própria família e está diretamente ligado a falta de limites . As mesmas fizeram um momento de discussão, em seguida análise e exploração de imagens e para finalizar, um painel com imagens foi construído. 29/03/2017 .
Comentários